CURITIBA, 18 DE MARÇO DE 2024
| Imprimir |
Nossa história
 

O futebol de salão chegou ao Paraná em meados de 1955. Foi trazido pelas mãos do radialista  Milton Camargo Amorim, que numa viagem ao Rio de Janeiro viu pela primeira vez um jogo da modalidade e resolveu trazer a nova modalidade para Curitiba.

Ao retornar a capital paranaense Camargo Amorim foi ao jornal Paraná Esportivo pedir o apoio daquele órgão especializado no sentido de implantar a nova modalidade em Curitiba. A resposta dos dirigentes do Paraná Esportivo foi positiva e isto foi fundamental para que acontecesse a largada  do futebol de salão no Paraná.

Coube ao Paraná Esportivo promover um torneio aberto, o qual reuniu 33 equipes: Terwal, Alvorada, Curitibana "A", Curitibana "B", Flama, América, Duque de Caxias, Bariguizinho "A", Bariguizinho "B", Clube Atlético Paranaense, Atlético Júnior, ARUC, Coringa, Bandeirantes, General Electric, Clube Curitibano, Palestra Itália, Itiberê "A", Itiberê "B", São Francisco, Água Verde, Irapuan, Fiorentina, Marajoara, Hawai, Pinguim, Senff, Gaviões Solitários, Cicuta, Canários e Demolidor.

O campeão do primeiro torneio aberto de futebol de salão de Curitiba foi o Terwal, equipe formada por Haroldo, Orlando Paulo, Renatinho, Tiquinho, Bandeira e Nelson.

Empolgado com a grande aceitação do público pelo novo esporte os salonistas curitibanos decidiram fundar a Federação Paranaense de Futebol de Salão.

A reunião que decidiu a fundação da FPFS, da qual participaram os representantes de várias equipes que tomaram no torneio aberto, aconteceu no dia 23 de janeiro de 1956, na sede do jornal Paraná Esportivo. Coube ao professor Hugo Pilato Riva a responsabilidade de elaborar o estatuto da FPFS.

A fundação da Federação Paranaense de Futebol de Salão aconteceu no dia 10 de fevereiro de 1956, no escritório comercial do sr. Edmundo Rodrigues Ferro. Por aclamação Edmundo Ferro foi eleito o primeiro presidente da FPFS. 

Os clubes fundadores da Federação Paranaense de Futebol de Salão foram estes: Alvorada, Fiorentina, Jacarezinho, América do Sul, Bandeirantes, Atlético Irapuan, Atlético Paranaense, Atlético Paranaense Júnior, Pinguim, Senff, Coritiba F. Clube, Água Verde, Senadinho, Gaviões Solitários, Palestra Itália e Terwal.

Em 1969, aconteceu a primeira competição intermunicipal para o representante do futebol de salão paranaense na Taça Brasil de Clubes. Um quadrangular que reuniu em Curitiba as equipes do Ferroviário de Curitiba, Cacique de Londrina, Banestado de Paranaguá e Prosdócimo de Maringá,e que foi ganho pelo Cacique, deu início a uma nova era ao futsal paranaense. Em 1973 a FPFS instituiu a Taça Paraná de Clubes, competição que tinha como objetivo indicar o campeão estadual de cada temporada. A Taça Paraná foi disputada de 1973 a 1994. E com o crescimento técnico do futsal em todo o Estado, a Federação Paranaense de Futebol de Salão instituiu, a partir de 1995, o Campeonato Estadual competição que reúne 16 clubes na Divisão Especial (Ouro), 16 na Primeira Divisão (Prata) e 20 na Segunda Divisão (Bronze). 

 

Os Presidentes

 

Edmundo Rodrigues Ferro, Carlos Zephining, Evaldo Wachelk, Newton Pedroso, Hamilton de Oliveira Castro, Dino Gasparin, Leomar Rodrigues, Amadeu Geara, Luiz Afonso Alves de Camargo, Walter Xavier, Mário de Barros, Ismael Cordeiro, Ozires Collere, Jorge Martins, Ozires Zaparolli Paquete e Jorge Kudri, foram os salonistas que comandaram a Federação Paranaense de Futebol de Salão de 1956 a 2004. Em seguida foi o jornalista Dias Lopes que assumiu o comando da FPFS no dia 23 de fevereiro de 2004 até o dia 31 de dezembro de 2010. O atual presidente é o senhor Jesuel Laureano de Souza.

 
 
Galeria dos Presidentes (fotos)

Última atualização ( Ter, 12 de Setembro de 2017 14:31 )
 
FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL DE SALÃO

Rua Marechal Deodoro, 869 - 15º Andar - Cj.1505/1506 CEP 80.060-010 - Curitiba - Parana - Brasil
Fone-Fax 41-3233-4571 - Fax 41-3233-6257
Desenvolvimento: ADM-Sistemas para Web