CURITIBA, 19 DE ABRIL DE 2024

Mundo do Futsal e CBFS firmam parceria para 2023

Mundo do Futsal e CBFS firmam parceria para 2023 Eventos do Mundo do Futsal entram no calendário da ...

Nota Oficial

  A FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL DE SALÃO - FPFS, Entidade de Administração do Desporto, a qual ...

Parabéns, Federação!

Em 10 de fevereiro de 1956, o futsal paranaense se unia para sempre, nascia a FPFS - Federação Paran...

Série Bronze terá recorde de equipes participantes em 2023

A Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal terá recorde de equipes participantes em 2023. Ao ...

Jesuel Laureano Souza é eleito vice-presidente geral da Confederação Brasileira de Futsal

Assembleia da CBFS foi realizada em Fortaleza (CE)   Em assembleia realizada em Fortalez...

Anderson Andrade é novo presidente da Federação Paranaense de Futsal

Ídolo do futsal brasileiro, exemplo de liderança e gestão, Anderson passa ocupar o cargo de Jesuel L...

Copa Mundo do Futsal Sub-21 Etapa Mundial reúne 15 equipes em Paranaguá

Competição será realizada entre os dias 16 e 23 de maio, na Arena Albertina Salmon, e terá transmiss...

Lançamento oficial do Campeonato Paranaense de Futsal Amador MrJack.Bet

Inscrições abertas. Evento de apresentação do campeonato foi realizado nesta quarta-feira (24), no H...

Aldino Cardias será o Coordenador do recém criado Departamento de Futsal Master da Federação Paranaense de Futsal (FPFS)

O comunicado foi feito pelo Presidente da entidade Anderson de Andrade, após reunião com Cardias, e...

  • Mundo do Futsal e CBFS firmam parceria para 2023

  • Patrocinadores

  • Nota Oficial

  • Parabéns, Federação!

  • Série Bronze terá recorde de equipes participantes em 2023

  • Jesuel Laureano Souza é eleito vice-presidente geral da Confederação Brasileira de Futsal

  • Anderson Andrade é novo presidente da Federação Paranaense de Futsal

  • Copa Mundo do Futsal Sub-21 Etapa Mundial reúne 15 equipes em Paranaguá

  • Lançamento oficial do Campeonato Paranaense de Futsal Amador MrJack.Bet

  • Aldino Cardias será o Coordenador do recém criado Departamento de Futsal Master da Federação Paranaense de Futsal (FPFS)

| Imprimir |
Avaliação do Usuário: / 19
PiorMelhor 
Qua, 22 de Outubro de 2014 12:58

Especialmente em jogos infanto juvenis, o comportamento nas arquibancadas reflete no futuro do atletaEspecialmente em jogos infanto juvenis, o comportamento nas arquibancadas reflete no futuro do atletaA Federação Paranaense de Futsal entende que a torcida é fator muito importante para o atleta em qualquer fase da vida, mas é fundamental quando se trata de competições das categorias infanto-juvenis. ”Nesta fase crianças e adolescentes precisam do incentivo da família, professores e amigos para alcançarem sucesso no esporte”, diz o presidente da Federação, Jesuel Laureano Souza. “Mais que a aprovação, estes atletas precisam de compreensão e apoio, seja na vitória ou na derrota”, afirma.

Segundo o presidente a participação adulta na torcida é essencial, especialmente dos familiares, como fontes de tranquilidade, e confiança que por sua vez conduzem à evolução e desenvolvimento das habilidades nos treinos e competições.

A torcida, segundo literatura especializada, pode exercer influência importante no desempenho do atleta, em alguns momentos pode agir como fator motivador e em outros como estressor, dependendo de fatores relacionados ao indivíduo e à situação.

 

Carta de um garoto, endereçada ao pai, explicando porque desistiu de jogar futsal.

PAI…desisti do futebol por sua causa

Pai, eu estou escrevendo esta carta porque como sou muito pequeno e as pessoas não ligam para as opiniões das crianças e pode ser que com uma carta eu possa me expressar sem ser criticado. Os adultos não aceitam a opinião das crianças, principalmente quando estão nervosos por causa do jogo.

As pessoas não olham as crianças como pessoas que têm direito de ter opiniões e que elas possam estar com razão naquilo que elas falam.

Quando os adultos não concordam com a gente, mesmo que a gente tenha razão, principalmente quando eles estão nervosos, nós é que sofremos as conseqüências e não temos como nos defender. Nestas ocasiões somos obrigados a ficar calados e isto é o pior que pode acontecer para o nosso futuro.

Pode ser que quando você estiver calmo, possa ler esta cartinha e refletir sobre tudo que estou dizendo aqui e não brigar comigo. Eu gosto muito de jogar futebol e eu quero ser um atleta de sucesso. Para isso eu conto principalmente com o seu apoio e ajuda.

Quando conseguimos vencer uma partida eu fico muito feliz, meus colegas e treinadores também, mas o que mas gosto é de ver você feliz. Porém quando nós perdemos, eu quero que saibas que eu, meus colegas e treinadores, somos aqueles que mais sentem a derrota.

Preciso, nesta hora, do seu apoio e incentivo, mas nem sempre é assim, você reclama, grita, briga comigo e reclama dos meus companheiros e treinadores.

Pai, isso me deixa ainda mais arrasado porque você é a pessoa mais importante na minha vida e não quero vê-lo triste por minha causa, e culpar meus companheiros, árbitros e treinador só pioram as coisas pra mim.

Vencer ou perder é conseqüência de uma série de fatores algumas vezes alheios à nossa vontade.

Eu preciso de sua ajuda para poder aceitar a derrota com dignidade e encontrar forças e confiança para poder vencer a próxima partida.

Pai, quando você fica do lado de fora tentando me dar instruções durante a partida, na realidade você esta me prejudicando mais do que ajuda, pois eu preciso ajudar os meus companheiros no esquema tático que foi combinado no vestiário e não consigo prestar atenção, ao mesmo tempo, no jogo, no meu treinador e em você.

Um não quero ser um filho desobediente, mas como obedecer as suas ordens e a do treinador ao mesmo tempo?

Outra coisa, não fique triste caso eu faça algum gol e comemore antes com os meus companheiros que lutaram para que eu pudesse fazer o gol para o nosso time.

Quando você xinga o árbitro ou responde a torcida adversária, eu fico muito nervoso e não consegui jogar direito.

Pai, quando um companheiro meu fizer alguma coisa errada, não brigue com ele, porque eu também posso fazer a mesma coisa, pois estamos todos aprendendo, e você não gostaria que o pai dele me criticasse não é!

Substituição no futebol é sempre uma ação estratégica e temporária, por isso peço que não reclame e ofenda meu treinador porque ele tem um plano em mente e precisa alterar o plano a cada situação. Muitas vezes o treinador substitui um atleta para que ele possa descansar um pouco, outras vezes pode ser porque naquele dia ele não está bem. Tenha certeza de que ele está tentando fazer o melhor para a nossa equipe e a interferência dos pais só nos prejudica emocionalmente.

Pai, eu te amo muito, me ajuda a ser um bom atleta atendendo aos poucos os simples pedidos que aqui eu faço a você, pois prefiro desistir do futebol a ver você envolvido em brigas e discussões com outras pessoas.

Quero que você tenha orgulho de mim, tanto na vitória quanto na derrota, pois nós tentamos fazer a nossa parte com dedicação.

Peço que você atenda este meu pedido nesta competição que é importante pra mim e meus companheiros. Com amor, seu filho….


P.S. O pai deste menino não atendeu seu pedido e ele desistiu do futebol.

 

Benefícios da prática esportiva no desenvolvimento infantil 

A prática esportiva tem uma influência muito positiva nas crianças e seus benefícios podem se estender ao longo de toda a vida. A prática do esporte infantil permite que as crianças possam ao mesmo tempo cuidar da saúde, fazer novas amizades, e aprender como fazer parte de um time – coisas muito importantes que com certeza ajudarão os pequenos durante todo o processo de crescimento até a vida adulta.

Muitas crianças hoje em dia gastam muito tempo sentadas de frente para o computador, por isso, é muito importante estimular atividades que façam com que eles corram por ai. Quando você corre, os músculos puxam os ossos e essa ação estimula o crescimento ósseo. Obviamente queremos estimular quanto mais crescimento ósseo e fortalecimento dos ossos for possível.

 

Vantagens da prática esportiva para o desenvolvimento das crianças

As crianças que praticam qualquer modalidade física melhoram o seu desenvolvimento motor e a aquisição de habilidades de motricidade fina. Além de promover o crescimento, construir ossos e músculos fortes, manter e desenvolver a flexibilidade, promover a manutenção do peso adequado, melhorar o sistema cardiocirculatório e a postura, promover a oportunidade de amizades e convívio social, e auxiliar na autoestima.

Como as atividades físicas podem melhorar o desenvolvimento infantil 

Os pequenos que praticam futebol ganham inúmeros benefícios para a saúde, dentre os quais: força muscular, velocidade corpórea e coordenação motora, principalmente.
De acordo com opinião especializada, uma criança desenvolve suas habilidades motoras em tal esporte justamente por causa do exercício de habilidade simultânea com os pés: um servindo de apoio, e outro possibilitando o controle da bola. O futebol, portanto, permite progressos naturais de coordenação e desenvolvimento mental.

 

Clique aqui para assinar boletins e receber mais notícias

Jornalista FPFS -  Vilma Kuckel

 

 

Última atualização ( Seg, 22 de Dezembro de 2014 10:49 )
 

Este conteúdo foi bloqueado/expirado. Você não pode mais postar nenhum comentário.

FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL DE SALÃO

Rua Marechal Deodoro, 869 - 15º Andar - Cj.1505/1506 CEP 80.060-010 - Curitiba - Parana - Brasil
Fone-Fax 41-3233-4571 - Fax 41-3233-6257
Desenvolvimento: ADM-Sistemas para Web