CURITIBA, 18 DE ABRIL DE 2024
| Imprimir |

Equipe Mirim do Cesinho 1956

Sesinho 1956 Ivor - Darci Abaixados Geraldo - Roma e Casinha 1Sesinho 1956 Ivor - Darci Abaixados Geraldo - Roma e Casinha 1

Essa foto de 1956 é do Grêmio Esportivo Sesinho. Nesse ano foi fundada a Federação Paranaense de Futebol de Salão e essa foto é do primeiro torneio mirim realizado no Ginásio do Atlético.

Nossa equipe treinava num campo de terra que ficava na Rua Piquiri esquina com Engenheiros Rebouças. A marcação era feita com cale a bola era com serragem no seu interior. Muito pesada mesmo.

O Sesinho era treinado por Claro AntonioIvanski (Clarinho) e tinha como finalidade reunir os garotos do bairro nos finais de semana nos tradicionais festivais de futebol de campo e posteriormente de salão. Também vale acrescentar que existia o time adulto que foi batizado como Águias Futebol Clube e tinha como principal responsável o Sr. Adolpho Zanon.

Na foto em pé, Ivor e Darci. Agachados, Geraldo, Rominha e Casinha. Nesse ano disputamos o Torneio promovido pelo Jornal Correio do Paraná, que tinha como jornalista responsável pela competição o saudoso Jorge Kudry. A origem do meu apelido surgiu nessa competição, só podiam participar atletas com 10 anos de idade e 1,50 metros de altura. Havia um risco na parede do ginásio onde os atletas encostavam e se passase da linha não poderia jogar. Ao chegar a minha vez o Kudry chamou CASAGRANDE , EU ENCOSTEI NA PAREDE E OLHANDO PRA CIMA DAVA PRA VER A LINHA.  Daí o Kudry falou, Casagrande, isso não passa de “Casinha”. E lá se vão 61 anos de história.

Na gestão do presidente Osires Paquete (Bispo) fui o primeiro atleta a receber o Título de Cidadão Benemérito do Futebol de Salão do Paraná. Fui autor do primeiro gol oficial do Clube Atlético Pitrica (recebi de Ricardo Cerqueira Leite - Presidente) uma placa comemorativa a esse feito.

By Luiz Carlos Casagrande

 
FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL DE SALÃO

Rua Marechal Deodoro, 869 - 15º Andar - Cj.1505/1506 CEP 80.060-010 - Curitiba - Parana - Brasil
Fone-Fax 41-3233-4571 - Fax 41-3233-6257
Desenvolvimento: ADM-Sistemas para Web